PROJETO E TCC
APRESENTAÇÃO ESCRITA
Numeração das seções
As seções e subseções devem ser numeradas progressivamente utilizando-se algarismos arábicos, em uma sequência lógica. O indicativo numérico precede o título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere.
- Títulos das seções primárias por serem as principais seções de um texto, devem iniciar em folha distinta, separando-se do texto que o segue por dois espaços 1,5 linhas, sendo grafados com fonte tamanho 12, negrito e todas as letras em maiúscula.
- Títulos das demais seções são separadas dos textos que os antecedem por dois espaços 1,5 linhas e do que o sucede por um espaço 1,5 linhas. A partir da seção secundária utilizar fonte tamanho 12, seguindo os destaques representados a seguir:
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Espaçamento entrelinhas
- Todo o texto deve ser digitado em espaçamento 1,5 linhas, exceto em textos especiais*.
- Textos especiais (agradecimentos, dedicatória, natureza do trabalho, folha de aprovação, citações diretas longas, notas de rodapé, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações, legenda das ilustrações e as referências): espaçamento simples (1 linha)
- A distância entre o título das subseções e o texto que a antecede deve ser de 2 espaços 1,5 linhas.
- A distância entre o título da seção primária e o texto que a sucede deve ser de 2 espaços 1,5 linhas.
- A distância entre o título das subseções (seção secundária em diante) e o texto que a sucedem deve ser de 1 espaço 1,5 linhas.
- A distância entre as referências deve ser de 1,0 linha em branco.
SIGLAS E ABREVIATURAS
As abreviaturas e siglas são usadas para evitar a repetição de palavras frequentemente utilizadas no texto. Quando a sigla aparece pela primeira vez no trabalho, deve-se colocar seu nome por extenso, acrescentando-se a sigla entre parênteses. A partir de então, usa-se sempre a sigla ou abreviatura.
Ilustrações
As ilustrações compreendem desenhos, fluxogramas, esquemas, fotografias, gráficos, tabelas, mapas, entre e outros que servem para elucidar, explicar e/ou simplificar o entendimento de um texto. Todas as ilustrações são identificadas no texto genericamente como Figura, com exceção das tabelas e quadros, denominadas especificamente como Tabela e Quadro, respectivamente.
Figura
Cada Figura deve ser citada no texto (destaque negrito e primeira letra em maiúsculo), seguida do seu número de ordem de ocorrência em algarismos arábico. A figura propriamente dita deve ser incluída o mais próximo possível ao trecho a que se refere, ou seja, ao texto em que foi citada.
Abaixo de cada figura deve ser inserida a legenda, ou seja, a sua descrição com informações necessárias à sua compreensão.
A legenda deve ser precedida pela palavra [Figura] (com destaque em negrito), seguido do seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábico e um travessão [-]. Em seguida, descrever a figura, em letras minúsculas, exceto a inicial da frase e dos nomes próprios, alinhamento justificado, fonte 10, espaçamento entrelinhas simples. Após a descrição inserir a fonte da imagem precedido da expressão [Fonte:] seguindo a mesma formatação da legenda. A fonte é uma informação obrigatória, mesmo que seja produção do próprio autor do trabalho.
As figuras são posicionadas na página com alinhamento horizontal centralizado. Separando a ilustração do texto que a sucede, deve-se deixar 1 (um) espaço de 1,5 em branco, conforme exemplo a seguir:
Quadros
Os quadros apresentam informações qualitativas e/ou quantitativas, normalmente textuais, dispostos em linhas e/ou colunas e se caracterizam graficamente por terem os quatro lados fechados. O título de cada quadro aparece na parte superior, escrito em letras minúsculas, exceto a inicial da frase e dos nomes próprios. O título deve ser precedido pela palavra Quadro (em negrito), seguido do seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábico e o travessão.
Tabelas
As tabelas representam um conjunto de dados dispostos em determinada ordem de classificação, que expressam as variações qualitativas e/ou quantitativas de um fenômeno, cuja finalidade básica é resumir ou sintetizar dados. O título de cada tabela aparece na parte superior, escrito em letras minúsculas, exceto a inicial da frase e dos nomes próprios. O título deve ser precedido pela palavra Tabela (em negrito), seguido do seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábico e o sinal de dois pontos (:).
Na construção da Tabela deve-se considerar os seguintes critérios (Araújo Filho, 2019b; IBGE, 1993):
- Toda Tabela deve ter significado próprio, dispensando consulta ao texto e estar mais próxima possível do texto a que se refere;
- As tabelas serão numeradas consecutivamente no documento todo.
- As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais.
- Os traços horizontais superior e inferior ao cabeçalho devem ser mais fortes (negrito).
- Quando houver necessidade, a tabela pode ser continuada na folha seguinte. Nesse caso, o final da primeira folha não será delimitado por traço horizontal na parte inferior e o cabeçalho será repetido na folha seguinte. Cada folha deverá ter uma das seguintes indicações: continua para a próxima (grafado no final da primeira página alinhado a direita), continuação (grafado nas demais páginas, exceto na última, grafado na parte superior da tabela, alinhado a direita) e conclusão (grafado alinhado na parte superior da tabela alinhado à direita na última página). As indicações “continua para a próxima”, “continuação” e ” conclusão” devem ser grafadas com fonte tipográfica Arial, tamanho 10, sem negrito.
- As fontes consultadas para a construção da tabela e outras notas devem ser informadas logo abaixo do traço inferior.
Formato
- texto digitado em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.
- Digitação somente no anverso da folha, exceto a Folha de Rosto em cujo verso deve figurar a ficha catalográfica.
- Versão impressa: papel na cor branca ou reciclável em formato A-4 (210 mm x 297 mm).
Versão digital: página na cor branca em formato A-4 (210 mm x 297 mm). Esta versão deve ser disponibilizada em formato próprio para visualização, como, por exemplo, o Formato Portátil de Documento (PDF, do inglês Portable Document Format), independente do programa utilizado para sua preparação. A maioria dos programas de edição de texto apresenta a função de converter o texto em formato pdf, geralmente com comando Exportar ou Salvar em PDF. No Google Docs, utiliza-se a função “Fazer download” (na aba Arquivo), selecionando a opção “Documento PDF (.pdf)”
Margens
- Superior: 3 cm
- Inferior, direita e esquerda: 2,0 cm
Tabulação
- Corpo do texto: tabulação padrão (1,25 cm) a partir da margem esquerda
- Resumo e Abstract, títulos das seções e subseções: sem tabulação a partir da margem esquerda.
- A descrição da natureza do trabalho (tipo, finalidade, nome da instituição) informada na folha de rosto e na folha de aprovação deve ser alinhada do meio da página para a margem direita.
Alinhamento
- Corpo do texto e títulos das seções e subseções: alinhamento justificado
- Lista de referências: alinhadas somente à esquerda.
- Títulos sem indicativo numérico: Agradecimentos, Lista(s), Resumo, Abstract, Referências, Apêndice(s) e Anexo(s): alinhamento centralizado.
Fonte
- Arial tamanho 12 para todo o texto, exceto em textos especiais.
- Arial tamanho 10: textos especiais (natureza do trabalho, citações diretas longas, notas de rodapé, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações, legenda das ilustrações, número das páginas).
Numeração das páginas
- Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto (a capa não é contada) devem ser contadas sequencialmente.
- Folhas pré-textuais são contadas, mas não numeradas.
- Folhas textuais são contadas e numeradas. A numeração será somente inserida, a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos. É importante lembrar que a numeração da parte textual é sequencial aos elementos pré-textuais. Dessa forma, considerando que folha de rosto, folha de aprovação, resumo, abstract e sumário são obrigatórios na parte pré-textual, a primeira página da seção Introdução receberá no mínimo o número 6 como numeração de folha.
- Folhas pós-textuais são contadas e numeradas dando seguimento à parte textual.
- A numeração deve ser inserida no canto superior direito da folha.