PROJETO E TCC
APRESENTAÇÃO ESCRITA
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Numeração das seções
As seções e subseções devem ser numeradas progressivamente utilizando-se algarismos arábicos, em uma sequência lógica. O indicativo numérico precede o título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere.
- Títulos das seções primárias por serem as principais seções de um texto, devem iniciar em folha distinta, separando-se do texto que o segue por dois espaços 1,5 linhas, sendo grafados com fonte tamanho 12, negrito e todas as letras em maiúscula.
- Títulos das demais seções são separadas dos textos que os antecedem por dois espaços 1,5 linhas e do que o sucede por um espaço 1,5 linhas. A partir da seção secundária utilizar fonte tamanho 12, seguindo os destaques representados a seguir:
Espaçamento entrelinhas
- Todo o texto deve ser digitado em espaçamento 1,5 linhas, exceto em textos especiais (*).
- Não há espaço adicional entre um parágrafo e outro. Isso significa que, ao finalizar um parágrafo e iniciar o próximo, não deve haver uma linha em branco entre eles. Os parágrafos devem ser separados apenas pelo recuo da primeira linha do novo parágrafo, mantendo a continuidade visual do texto.
- Os textos especiais (*) são: citações diretas de mais de três linhas (citações diretas longas), notas de rodapé, referências, títulos, legendas e fonte das ilustrações e das tabelas, ementa (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), agradecimentos, dedicatória, natureza do trabalho, folha de aprovação, citações diretas longas, notas de rodapé, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações, legenda das ilustrações e as referências: espaçamento simples (1 linha)
- A distância entre o título das subseções e o texto que a antecede deve ser de 2 espaços 1,5 linhas.
- A distância entre o título da seção primária e o texto que a sucede deve ser de 2 espaços 1,5 linhas.
- A distância entre o título das subseções (seção secundária em diante) e o texto que a sucedem deve ser de 1 espaço 1,5 linhas.
- A distância entre as referências deve ser de 1,0 linha em branco.
Siglas e abreviaturas
As abreviaturas e siglas são usadas para evitar a repetição de palavras frequentemente utilizadas no texto. Quando a sigla aparece pela primeira vez no trabalho, deve-se colocar seu nome por extenso, acrescentando-se a sigla entre parênteses. A partir de então, usa-se sempre a sigla ou abreviatura.
Ilustrações
As ilustrações compreendem desenhos, fluxogramas, esquemas, fotografias, gráficos, tabelas, mapas, entre e outros que servem para elucidar, explicar e/ou simplificar o entendimento de um texto. Todas as ilustrações são identificadas no texto genericamente como Figura, com exceção das tabelas e quadros, denominadas especificamente como Tabela e Quadro, respectivamente.
Figuras
Cada Figura deve ser citada no texto, seguida do seu número de ordem de ocorrência em algarismos arábico, dessa forma: [Figura 1], [Figura 2] e assim sucessivamente. A figura propriamente dita deve ser incluída o mais próximo possível ao trecho a que se refere, ou seja, ao texto em que foi citada.
Abaixo de cada figura deve ser inserida a legenda, ou seja, a sua descrição com informações necessárias à sua compreensão.
A legenda deve ser precedida pela palavra [Figura] (com destaque em negrito), seguida do seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismo arábico e um travessão [-]. Em seguida, descrever a figura, em letras minúsculas, exceto a inicial da frase e dos nomes próprios, alinhamento justificado, fonte 10, espaçamento entrelinhas simples. Após a descrição, inserir a fonte da imagem precedido da expressão [Fonte:] seguindo a mesma formatação da legenda. A fonte é uma informação obrigatória, mesmo que seja produção do próprio autor do trabalho.
As figuras são posicionadas na página com alinhamento horizontal centralizado. Separando a ilustração do texto que a sucede, deve-se deixar 1 (um) espaço de 1,5 em branco, conforme exemplo a seguir:
Quadros
Os quadros apresentam informações qualitativas e/ou quantitativas, normalmente textuais, dispostos em linhas e/ou colunas e se caracterizam graficamente por terem os quatro lados fechados. O título de cada quadro aparece na parte superior, escrito em letras minúsculas, exceto a inicial da frase e dos nomes próprios. O título deve ser precedido pela palavra Quadro (em negrito), seguido do seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábico e o travessão [—].
Tabelas
As tabelas representam um conjunto de dados dispostos em determinada ordem de classificação, que expressam as variações qualitativas e/ou quantitativas de um fenômeno, cuja finalidade básica é resumir ou sintetizar dados. O título de cada tabela aparece na parte superior, escrito em letras minúsculas, exceto a inicial da frase e dos nomes próprios. O título deve ser precedido pela palavra Tabela (em negrito), seguido do seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábico e o sinal de dois pontos (:).
Na construção da Tabela deve-se considerar os seguintes critérios (Araújo Filho, 2019b; IBGE, 1993):
- Toda Tabela deve ter significado próprio, dispensando consulta ao texto e estar mais próxima possível do texto a que se refere;
- As tabelas serão numeradas consecutivamente no documento todo.
- As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais.
- Os traços horizontais superior e inferior ao cabeçalho devem ser mais fortes (negrito).
- Quando houver necessidade, a tabela pode ser continuada na folha seguinte. Nesse caso, o final da primeira folha não será delimitado por traço horizontal na parte inferior e o cabeçalho será repetido na folha seguinte. Cada folha deverá ter uma das seguintes indicações: continua para a próxima (grafado no final da primeira página alinhado a direita), continuação (grafado nas demais páginas, exceto na última, grafado na parte superior da tabela, alinhado a direita) e conclusão (grafado alinhado na parte superior da tabela alinhado à direita na última página). As indicações “continua para a próxima”, “continuação” e ” conclusão” devem ser grafadas com fonte tipográfica Arial, tamanho 10, sem negrito.
- As fontes consultadas para a construção da tabela e outras notas devem ser informadas logo abaixo do traço inferior.
Formato
- texto digitado em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.
- Digitação somente no anverso da folha, exceto a Folha de Rosto em cujo verso deve figurar a ficha catalográfica.
- Versão impressa: papel na cor branca ou reciclável em formato A-4 (210 mm x 297 mm).
Versão digital: página na cor branca em formato A-4 (210 mm x 297 mm). Esta versão deve ser disponibilizada em formato próprio para visualização, como, por exemplo, o Formato Portátil de Documento (PDF, do inglês Portable Document Format), independente do programa utilizado para sua preparação. A maioria dos programas de edição de texto apresenta a função de converter o texto em formato pdf, geralmente com comando Exportar ou Salvar em PDF. No Google Docs, utiliza-se a função “Fazer download” (na aba Arquivo), selecionando a opção “Documento PDF (.pdf)”
Margens
- Superior: 3 cm
- Inferior, direita e esquerda: 2,0 cm
Tabulação
- Corpo do texto: tabulação padrão (1,25 cm) a partir da margem esquerda
- Resumo e Abstract, títulos das seções e subseções: sem tabulação a partir da margem esquerda.
- A descrição da natureza do trabalho (tipo, finalidade, nome da instituição) informada na folha de rosto e na folha de aprovação deve ser alinhada do meio da página para a margem direita.
Alinhamento
- Corpo do texto e títulos das seções e subseções: alinhamento justificado
- Lista de referências: alinhadas somente à esquerda.
- Títulos sem indicativo numérico: Agradecimentos, Lista(s), Resumo, Abstract, Referências, Apêndice(s) e Anexo(s): alinhamento centralizado.
Fonte
- Arial tamanho 12 para todo o texto, exceto em textos especiais.
- Arial tamanho 10: textos especiais (natureza do trabalho, citações diretas longas, notas de rodapé, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações, legenda das ilustrações, número das páginas).
Numeração das páginas
- Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto (a capa não é contada) devem ser contadas sequencialmente.
- Folhas pré-textuais são contadas, mas não numeradas.
- Folhas textuais são contadas e numeradas. A numeração será somente inserida, a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos. É importante lembrar que a numeração da parte textual é sequencial aos elementos pré-textuais. Dessa forma, considerando que folha de rosto, folha de aprovação, resumo, abstract e sumário são obrigatórios na parte pré-textual, a primeira página da seção Introdução receberá no mínimo o número 6 como numeração de folha.
- Folhas pós-textuais são contadas e numeradas dando seguimento à parte textual.
- A numeração deve ser inserida no canto superior direito da folha.
Notas de rodapé
As notas de rodapé podem ser utilizadas para incluir informações adicionais ao texto principal.Elas são indicadas para fornecer explicações complementares, comentários ou detalhes que, se inseridos diretamente no corpo do texto, poderiam interromper o fluxo da leitura ou sobrecarregar o conteúdo principal.
As notas de rodapé seguem normas específicas de formatação, estabelecidas pela ABNT 10520 (2023):
- Numeração: As notas de rodapé devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, começando com o número 1.
- Posição: Devem ser colocadas na margem inferior da página, separadas do texto por uma linha horizontal de aproximadamente 5 cm.
- Fonte e Tamanho: A fonte deve ser a mesma do texto principal (Arial), porém em tamanho menor (usar tamanho 10).
- Espaçamento: O espaçamento entre as linhas das notas de rodapé deve ser simples.
- Alinhamento: As notas de rodapé devem ser alinhadas à esquerda.