ELEMENTO PÓS-TEXTUAL | PROJETO E TCC
APÊNDICE
Apêndice corresponde a documentos, textos e/ou imagens elaborados pelo próprio autor, a fim de complementar sua argumentação, como, por exemplo, a ficha de avaliação clínica elaborada para a coleta de dados da pesquisa, os termos de consentimento e assentimento, entre outros.
Cada apêndice deve receber um título. O título deve ser precedido da palavra [APÊNDICE], toda em maiúsculo e destaque negrito, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título (ABNT, 2011a). Somente na primeira letra do título é grafada em maiúscula, seguido por todo o restante em letras minúsculas, exceto nomes próprios e siglas
Observe as imagens a seguir e as respectivas legendas explicativas:
Neste exemplo, o estudante inseriu como Apêndice A o Parecer Consubstanciado emitido pelo CEP, uma vez que este é um documento produzido por outra pessoa/entidade que não é o autor do TCC. Este parecer tem 4 folhas de extensão, portanto foram inseridas 4 páginas de anexo. Na primeira página, foi inserido o título Apêndice A — Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa e seguiu-se às demais páginas com o restante das páginas do parecer. O título aparece apenas na primeira página do Apêndice. A palavra [Parecer] foi grafada com a inicial maiúscula porque inicia o título e as palavras [Comitê], [Ética] e [Pesquisa] também foram grafadas com as iniciais em maiúscula porque representam um nome próprio.
Após o Apêndice A, o estudante inseriu como Apêndice B, nesse caso o Registro na Base Prospero, uma vez que este documento também é produzido por outra pessoa/entidade que não é o próprio autor do TCC. Este registro tem 3 folhas de extensão, portanto foram inseridas 3 páginas de apêndice. Na primeira página, foi inserido o título Apêndice B — Registro na base PROSPERO e seguiu-se às demais páginas com o restante das páginas do registro. O título aparece apenas na primeira página do Apêndice. A palavra [Registro] foi grafada com a inicial maiúscula porque inicia o título, enquanto a palavra [PROSPERO] foi toda grafada em maiúscula porque representa uma sigla.