ELEMENTO PRÉ-TEXTUAL | TCC

RESUMO

Para TCC, o Resumo deve contemplar o objetivo, metodologia executada, principais resultados e as conclusões do trabalho.

Deve conter de 200 a 500 palavras e redigido em parágrafo único, digitado em espaço entre linhas 1,5, alinhamento justificado, sem recuo de parágrafo. 

Após o resumo, separado por um espaço entre linhas 1,5, são apresentadas as palavras-chave relacionadas ao tema do TCC. Devem ser informadas de 3 a 6 palavras-chave, extraídas de vocabulário controlado da área – DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), consultado no site da Biblioteca Virtual em Saúde neste link

As palavras-chave são antecedidas pela expressão [Palavras-chave] (em negrito), seguida de dois-pontos [:], separadas entre si por ponto e vírgula [;] e finalizadas por ponto final [.]. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.

🚩 Atenção! Somente o termo [Palavras] é grafado no plural, a palavra [chave] é grafada no singular:

Palavras-chave

Palavras-chaves

É fundamental não confundir a lista de termos que vocês usam para pesquisar artigos com as palavras-chave que servem para identificar o trabalho de vocês. A forma de apresentação depende da função de cada seção:

1. No texto do Resumo e na seção Metodologia (Função de AÇÃO/BUSCA) Nestas seções, vocês descrevem a AÇÃO executada (a busca nas bases de dados). O objetivo é permitir que outro pesquisador reproduza exatamente o que vocês fizeram. Portanto:

  • Idioma: Se a busca foi realizada em bases internacionais (como PubMed) utilizando descritores em inglês (MeSH Terms), informe-os em inglês (em itálico). Se utilizou bases nacionais (como SciELO) com termos em português, informe em português. Se usou ambos, cite ambos.

  • Termos Livres e alternativos: Na busca bibliográfica, para encontrar o maior número de artigos possível, além dos descritores exatos, nós frequentemente utilizamos Termos Livres (palavras que não estão no DeCS, mas são usadas no dia a dia, gírias da área ou siglas novas) e Termos Alternativos (sinônimos listados no DeCS).

    • Exemplo na Metodologia: “Para a estratégia de busca, foram utilizados os descritores controlados ‘Cirurgiões-Dentistas’ combinados com os termos livres ‘dentista’ e ‘odontólogo’…”

2. Abaixo do texto do Resumo – em[Palavras-chave] (Função de CLASSIFICAÇÃO) Os termos informados aqui têm a função de indexar o seu projeto. Eles funcionam como as “etiquetas oficiais” em uma biblioteca, para que seu trabalho seja encontrado por outros pesquisadores no futuro. Por isso, a regra é mais rígida:

  • Utilizar apenas os descritores exatos: aqui não se deve usar termos livres e nem termos listados no DeCS como “termos alternativos”. Você deve usar estritamente o termo que aparece no topo da lista do DeCS (o Descritor/Termo Preferido).

    • Por que não usar o termo alternativo? O termo alternativo [Cirurgião Dentista] serve para ajudar na busca, mas a etiqueta oficial de arquivamento é o termo preferido [Odontológos]. Se você usar o termo alternativo aqui, seu trabalho ficará “arquivado na gaveta errada” e será menos visível.

  • Três Pilares: A escolha deve recair sobre os termos mais relevantes que representem os três pilares do seu trabalho:

1) O tema central (o quê?): O foco amplo, como por exemplo Idoso e Disfagia.

2) A metodologia/técnica (como?): O tipo de estudo ou técnica, como por exemplo Relatos de Casos ou Terapia Ocupacional.

3) O foco da investigação (qual o fenômeno?): O aspecto específico do objeto. Ex: [Pneumonia de Aspiração].

Resumindo:

  • Na busca bibliográfica(seção Metodologia ou descrição da metodologia no texto do resumo): vale tudo para encontrar artigos (Descritores em inglês/português + Termos Alternativos + Termos Livres).

  • Em [Palavras-chave] (pós-Resumo): apenas a etiqueta oficial (Descritor Exato do DeCS em português).

Ir para o conteúdo