FORMATO ALTERNATIVO
TCC PPGO | DISSERTAÇÃO OU TESEQuando o TCC PPGO é elaborado no formato alternativo, terá as seções Metodologia e Resultados e Discussão apresentadas em formato de artigo científico a ser publicado em periódico indexado da área.
Este formato também apresenta alguns elementos obrigatórios e outros opcionais, conforme relação a seguir:
PARTE EXTERNA
CAPA
Elemento obrigatório em qualquer trabalho acadêmico.
PARTE INTERNA
PRÉ-TEXTUAIS
Cada um dos elementos pré-textuais deve vir em folha separada dispostos sequencialmente, conforme as respectivas orientações. Para iniciar a digitação em folha separada é importante inserir uma quebra de página (Ctrl + Enter) ao invés de pressionar o botão Enter até o final da folha.
Dedicatória
Agradecimentos
Epígrafe
TEXTUAIS
Os elementos textuais correspondem ao desenvolvimento do TCC (ABNT, 2011), ou seja, ao seu conteúdo propriamente dito. Constituem a essência do TCC, refletindo a construção intelectual do estudante.
Eles são divididos em seções ou capítulos. Cada capítulo inicia em folha separada da seção anterior. Todos os capítulos desta parte são obrigatórios.
ATENÇÃO!
Ao redigir o TCC no modelo alternativo, é importante entender as diferentes normas de citação e referência que devem ser seguidas em cada parte do trabalho. Especificamente, atente-se às seguintes diretrizes:
- Capítulos Introdução e Considerações Gerais:
- As obras citadas devem seguir as regras da ABNT para Citações no sistema autor-data. Além disso, a referência completa de todas as obras citadas devem ser listadas ao final do trabalho na seção de Referências, também conforme as normas da ABNT.
- Capítulo Artigo:
- As citações neste capítulo devem seguir as regras do periódico ao qual o artigo será submetido futuramente. Cada periódico possui suas próprias diretrizes de citação e referência, que geralmente são encontradas nas instruções para autores. Certifique-se de consultar essas diretrizes e aplicá-las corretamente.
- As referências de todas as obras citadas no Artigo devem ser listadas ao final do artigo (ainda no capítulo Artigo), seguindo a norma do periódico e também ao final do TCC (após o capítulo Conclusão, na seção Referências), conforme as normas da ABNT.
INTRODUÇÃO
Este capítulo apresenta, em forma de texto, informações como a delimitação do tema e definição do problema da pesquisa, procurando enfatizar aspectos como o conhecimento atual sobre o assunto da pesquisa que será realizada.
Este capítulo deve incluir citações da literatura que permitam melhor compreensão do tema, uma vez que neste formato não há um capítulo específico para revisão da literatura. Recomenda-se que contemple de 3 a 5 páginas e não seja integralmente semelhante à Introdução que compõe o(s) artigo(s) elaborados pelo estudante.
Neste capítulo também deve ser apresentada a justificativa da pesquisa, ou seja, a relevância prática e intelectual da pesquisa, ressaltando as contribuições dos seus resultados para melhor compreensão e/ou solução do problema formulado.
OBJETIVO
Neste capítulo o pesquisador descreve aquilo que irá buscar na pesquisa, ou seja, os objetivos são uma decorrência da ação de procurar a resposta para o problema/dúvida/pergunta da pesquisa.
Os objetivos devem ser formulados de forma clara e precisa, sempre apresentados com verbos no infinitivo, como relatar, analisar, avaliar, comparar, registrar, descrever, identificar, classificar, comparar, diferenciar, examinar, investigar, entre outros. Outros verbos que podem ser utilizados na redação dos Objetivos, podem ser consultados nas páginas 124 e 125 deste link.
O capítulo OBJETIVO deve, preferencialmente, ser dividido em duas subseções:
OBJETIVO GERAL
Consiste em determinar a intenção geral de se realizar a pesquisa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Nessa subseção é apresentado o detalhamento das intenções expressas no objetivo geral.
ARTIGO
Este capítulo será composto pelo(s) artigo(s) produzido(s) a partir do projeto desenvolvido durante o curso de pós-graduação.
É um capítulo obrigatório e apenas presente nos TCC de pós-graduação elaborados no formato alternativo.
Havendo mais de um artigo, cada um será incluído em subseções consecutivas e o nome do capítulo será informado no plural [ARTIGOS].
A formatação do(s) artigo(s) seguirá(ão) as normas do periódico científico para qual será submetido, devendo ser preferencialmente escrito no idioma português. Excepcionalmente, caso o periódico de interesse de submissão permita que o artigo submetido tenha sido divulgado previamente no repositório institucional, pode ser apresentado no idioma em que será publicado.
Todo o material que compõem o artigo deverá integrar o capítulo 3, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências (apenas as referências do artigo). O nome do periódico para qual se planeja submeter o artigo deverá ser apresentado no início de cada subseção referente a cada artigo. As normas da revista escolhida deverão ser inseridas como Anexo.
Considerando que os periódicos limitam frequentemente o número de palavras ou caracteres, restringindo a apresentação de algumas informações, todo material que o estudante e seu orientador considerem importante para o bom entendimento do trabalho, mas que não comporão o artigo, podem ser apresentados na seção Apêndice. Assim, informações adicionais da metodologia, como, por exemplo, imagens que ilustram a etapa laboratorial ou os formulários utilizados na coleta de dados, podem ser apresentados como Apêndice.
Todos os Anexos e Apêndices incluídos no trabalho monográfico devem ser citados no texto que precede o artigo propriamente dito, ao qual está relacionado.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Capítulo que se destina a sintetizar o trabalho, respondendo se a pesquisa resolveu o problema apresentado na introdução, se ampliou a compreensão sobre o tema/problema e as novas perguntas que se estabeleceram após a conclusão do trabalho, bem como as limitações do trabalho (Cervo; Bervian; Silva, 2007).
Este capítulo é opcional e sua inclusão será indicada pelo professor orientador considerando as especificidades do trabalho desenvolvido pelo estudante.
CONCLUSÃO
Capítulo sucinto que deve ser elaborado em tópicos ou em parágrafos, respondendo especificamente aos objetivos do trabalho.
PÓS-TEXTUAIS
Cada seção que compõem a parte pós-textual inicia em folha separada da seção anterior. O detalhamento de cada seção é apresentado a seguir:
ATENÇÃO!
-
- No capítulo artigo, na seção de Referências, devem ser listadas todas as obras citadas exclusivamente no capítulo Artigo, seguindo as normas do periódico ao qual o artigo será submetido.
- Na seção Referências (do TCC, após o capítulo Conclusão): devem ser listadas todas as obras citadas em todos os capítulos que compõem a parte textual do TCC — Introdução, Artigo e Considerações Gerais, seguindo as normas da ABNT.
Como apresentar o TCC?
O conteúdo elaborado pelo estudante será exposto tanto por escrito quanto oralmente. Para isso, é necessário atender às orientações a seguir
Orientações sobre a redação e formatação da versão escrita dos trabalhos acadêmicos, tanto projeto, quanto TCC propriamente dito.
Orientações sobre a elaboração dos recursos audiovisuais e exposição oral, tanto de projeto, quanto TCC propriamente dito.
Dúvidas?
Consulte o arquivo de perguntas e respostas: é possível que sua dúvida já tenha sido apresentada e respondida. Se não encontrar, compartilhe sua pergunta que logo responderemos! Conte conosco!
(o acesso ao arquivo requer login com sua conta idUFF)
Modelos
Neste arquivo disponibilizamos um modelo de TCC PPGO elaborado em Google Docs. O arquivo tem permissão para download, assim você pode fazer uma cópia e utilizá-la como estrutura para seu TCC.
(o acesso aos arquivos requer login com sua conta idUFF)